GESTÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA


A estrutura organizacional da Escola Waldorf Moara fundamenta-se nos princípios da trimembração social propostos por Rudolf Steiner, a saber: liberdade no âmbito da atividade cultural, igualdade no âmbito do jurídico-administrativo e fraternidade no âmbito econômico e das relações sociais.


Segundo estes princípios, a Escola Waldorf é concebida como um microrganismo social, à imagem do macro-organismo social, em que se diferenciam três subsistemas ou esferas, relativamente autônomas, que se inter-relacionam em um balanceado equilíbrio: 


● A esfera pedagógica que diz respeito à questão cultural;

● A esfera jurídico-administrativa que regulamenta a vida institucional; 

● A esfera sócio comunitária que se ocupa das necessidades que surgem das inter-relações humanas


O trabalho nas três esferas dá-se por meio da cogestão, sendo que cada esfera cuida e se responsabiliza pelos assuntos do seu âmbito, mas sempre com diálogo e consultas transversais com as outras esferas, principalmente quando as responsabilidades se sobrepõem. A instituição escolar é concebida como um microrganismo social em que se diferenciam estas três esferas inter-relacionadas em equilíbrio e gozando de relativa e interdependente autonomia dentro dos âmbitos consultivo, deliberativo e executivo de cada uma delas, a saber:


 I – A Esfera Pedagógica, do âmbito cultural, de responsabilidade do Corpo Docente, que administra em cogestão todos os aspectos referentes à atividade pedagógica e tudo o que a ela se relaciona; 

II - A Esfera Jurídico-administrativa, integrada por Diretores e Conselheiros eleitos, membros da Associação Antroposófica Moara; deve zelar pela sustentabilidade administrativo-financeira bem como, junto com o Colegiado de Professores, pela chama espiritual antroposófica e missão social da Escola; 

III – a esfera das relações sociais, integradas por famílias, docentes e funcionários da escola, trata das necessidades da instituição e de seus integrantes, bem como do incentivo e apoio à sua missão social. 


A operacionalização da co-gestão se dá por meio dos órgãos que compõem a organização administrativa e pedagógica da Escola, cujas decisões resultam preferencialmente de processos de consentimento, baseado nas orientações da eleição sociocrática, sendo estes: 



A Associação Antroposófica Moara é o organismo formalmente criado para atuar como a instância mantenedora da Escola Waldorf Moara. É uma en tidade civil, sem fins lucrativos. Tem sua diretoria eleita em assembleia, sendo composta por famílias e professores da escola. O mandado em exercício (2023-2025) é composto por 6 membros: sendo 3 representantes de famílias, 2 representantes de professores e 1 representante do quadro de funcionários administrativos. 

O Colegiado de Professores é uma instância formada por todos os professores e auxiliares de sala. Reúne-se semanalmente para tratar de planejamento pedagógico e de vários assuntos pertinentes ao funcionamento da escola e à aplicação da Pedagogia Waldorf, que tem sua base na Antroposofia. Tem enquanto representação em instância sua Conferência Interna (Coordenação Pedagógica) órgão do corpo docente, constituído por professores eleitos representantes de todos os núcleos de ensino.

O Conselho de Famílias é uma instância representativa e consultiva dos familiares, formado pelos representantes de turma. O Conselho é um fórum aberto de discussões e encaminhamento de ideias, além de estimular a integração social das famílias e cuidar de suas necessidades. Funciona como uma ouvidoria geral da escola e elo entre as outras instâncias e as famílias.

As Comissões de Trabalho se reúnem para desenvolver projetos de manutenção e obras, jardinagem, comunicação e divulgação, processo de matrículas, grupos de estudo, eventos, aquisição da sede própria, biblioteca, artesanato, entre outras.