A PEDAGOGIA WALDORF 


A Escola Waldorf Moara está comprometida com os princípios e fundamentos da Pedagogia Waldorf, embasados nos conhecimentos antroposóficos trazidos pelo pensador, filósofo, matemático, arquiteto e cientista Rudolf Steiner, que se empenhou na virada do século passado em procurar e elaborar formas de conhecimento que não se restringem à esfera dos fenômenos materiais e quantificáveis, sem, no entanto, descartá-los. 


A Pedagogia Waldorf nasceu em meio ao caos social e econômico que se seguiu à Primeira Guerra Mundial. Após a derrubada das formas sociais existentes, aqueles que se esforçaram em construir o futuro da Europa buscavam novas orientações. Nessas circunstâncias, Rudolf Steiner buscou contribuir com novas perspectivas para as primeiras tentativas de autogestão, impulsionando no seio do movimento social de iniciativas da cidadania, em Württemberg, Alemanha, os princípios da “Trimembração do Organismo Social”. A fundação da Escola Waldorf surgiu diretamente desse impulso social de trimembração, seguindo um pedido de Emil Molt, proprietário de uma fábrica, que se dirigiu a Rudolf Steiner com o intuito de que organizasse, segundo sua concepção sócio-antropológica, uma escola para os filhos dos operários dessa fábrica. Depois de um intenso estudo sobre pedagogia, didática e metodologia com os docentes que trabalharam com Rudolf Steiner para a elaboração da sua proposta pedagógica, em setembro de 1919, começou a funcionar a primeira Escola Waldorf, em Stuttgart. 


Tendo como base uma visão integrada e multidimensional do Ser Humano, ele conseguiu desenvolver opções muito concretas, fascinantes e até hoje revolucionárias, difundindo-se continuamente. A Pedagogia Waldorf concebe o ser humano como uma unidade harmônica físico-anímico-espiritual e sobre esse princípio fundamenta toda a prática educativa. Considera o lado anímico-espiritual como a essência individual única de cada ser humano e o corpo físico como sua imagem e instrumento. Parte da hipótese de que o ser humano não está determinado exclusivamente pela herança e pelo ambiente, mas também pela resposta que do seu interior é capaz de realizar, em forma única e pessoal, a respeito das impressões que recebe. Considera que o indivíduo ao nascer é portador de um potencial de predisposições e capacidades que, ao longo de sua vida, lutam por desenvolver-se.


A estrutura organizacional da Escola fundamenta-se nos princípios da trimembração social propostos por Rudolf Steiner, a saber: “liberdade no âmbito da atividade cultural, igualdade no âmbito do jurídico-administrativo e fraternidade no âmbito econômico e das relações sociais”.


A Escola busca cumprir ainda os princípios norteadores das políticas educativas e das ações pedagógicas da Educação Infantil ao Ensino Médio, quais sejam: 


I – Éticos: de justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; de respeito à dignidade da pessoa humana e de compromisso com a promoção do bem de todos, contribuindo para combater e eliminar quaisquer manifestações de preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. 

II – Políticos: de reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania, de respeito ao bem comum e à preservação do regime democrático e dos recursos ambientais; da busca da equidade no acesso à educação, à saúde, ao trabalho, aos bens culturais e outros benefícios; da exigência de diversidade de tratamento para assegurar a igualdade de direitos entre os alunos que apresentam diferentes necessidades; da redução da pobreza e das desigualdades sociais e regionais.

 III – Estéticos: do cultivo da sensibilidade juntamente com o da racionalidade; do enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade; da valorização das diferentes manifestações culturais, especialmente a da cultura brasileira; da construção de identidades plurais e solidárias.